sábado, 11 de abril de 2009

To breed or not to breed!

Lembrei hoje de um bate papo que tive com um colega. Ele acaba de ter uma filha, sua segunda procriação, e dizia que ter filhos muda a vida da pessoa, que gera grande felicidade e que a vida é outra quando se tem filhos. Acredito nisso. Conheço muitas pessoas que têm filhos e que dizem que suas vidas ganharam um novo valor. Outras dizem que é bom, mas que não teriam outros filhos. Conheço também uma pessoa que diz que ter filhos arruinou sua vida...

Acho que é uma questão de escolha. Até hoje não decidi ter filhos. Não digo que nunca vou ter. Pode ser que algum dia eu decida ou pode simplesmente acontecer. Não sei... Algumas pessoas têm grande necessidade de ver seu código genético levado adiante. Não acho isso muito importante, será que o mundo aguenta outros Zoquinhas! Caso não tenha filhos gerados a partir do meu próprio espermatozóide e óvulos da minha esposa, então posso adotar! Afinal, é só um espermatozóide e um óvulo. Este é um assunto que minha esposa e eu já discutimos (não sei se nestes termos).

Depois de teclar com meu amigo, passei a pensar mais sobre a geração de prole. Disse a ele que não acho que há necessidade de mais gente no mundo. Realmente acho isso. Segundo dados do governo dos Estados Unidos, a população global era de 2,6 bilhões em 1950, chegou a 6,1 bilhões em 2000 e tem previsão de alcançar 9,5 bilhões em 2050. Para que tanta gente no planeta? Ele conseguirá suportar essa população? Como vai ficar a questão da água e poluição com tantas pessoas?

Estas são perguntas que realmente me incomodam. Segundo a FAO, "a agricultura é atualmente responsável por 70% do consumo global de água, porcentagem que alcança 95% em alguns países em desenvolvimento. Para suprir a crescente demanda alimentícia, estima-se que o consumo agrícola de água vá crescer mais 14% nos próximos 30 anos". Eu me pergunto... Se nós, seres humanos, estivermos utilizando mais de 80% da água doce global na agricultura, como serão distribuídos os menos de 20% restantes? Animais selvagens terão direito a ela? Onde vão ocorrer conflitos por água?

Sei que é difícil responder estas perguntas. Sei também que o futuro do mundo sempre foi incerto, mas minha opinião atual é a de que não preciso contribuir para ampliar o problema.
Mas sei também que estas preocupações ficarão menos relevantes se amanhã descobrir que minha mulher está grávida. É assim que penso hoje!

2 comentários:

  1. Queria começar a descer a lenha nos posts do Mark.. ops... MEU AMIGO ZOCA* o quanto antes.

    É muito perturbador perceber que não posso.

    Não posso, infelizmente, porque acho que o que MEU AMIGO ZOCA* diz é muito preciso e inteligente.

    Tenho dois filhos e acho os dois a coisa mais espetacular que já aconteceu na minha vida.

    Mas entendo isso como minha vida, uma escolha feita em conjunto por mim e por minha esposa.

    E esta escolha certamente resultará em cidadãos ecologicamente conscientes, responsáveis e tão à nossa frente na escala evolutiva que eu mesmo já levei uma bela carcada de um garoto de 5 anos por ter pedido um cheese-burguer num restaurante, em vez de "comida saudável".

    É por isso que não concordo com o AMIGO ZOCA* quando ele diz que ter um filho contribuiria pra ampliar o problema, porque acho que estamos formando uma geração de pessoas dispostas a lutar para preservar o que nossa geração se empenhou em destruir.

    Mas concordo com o AMIGO ZOCA* quando ele diz que ter filhos não pode ser algo imposto. Tem que ser algo desejado.

    A partir do momento em que se "entende" que o ser humano DEVE TER filhos por ter sido geneticamente programado para isso, estamos colocando nossa raça em um nível de comportamento que remete aos primórdios de nossa própria evolução. Estamos agindo por instinto animal, e não pelo raciocínio.

    "Preciso ter filhos porque fui geneticmante desenvolvido pra isso."

    "Vou estuprar aquela mulher porque fui programado a procriar meus genes da maneira mais prolífera possível."

    "Vou matar aquele sujeito porque ele oferece riscos ao domínio que tenho perante meu clã."

    Não é por aí. Vou ter filhos não porque meu instinto animal me obriga a isso, mas porque milênios de evolução me deram a escolha para fazê-lo.

    ResponderExcluir
  2. "Será que o mundo aguenta outros Zoquinhas?"
    PUTAQUEOPARIU, NÃO

    ResponderExcluir